fbpx
  • Home
  • Pare de culpar a escola!

Pare de culpar a escola!

6 de abril de 2021 admin 0 Comments

Novo estudo de Guilherme Lichand (@glichand) e outros pesquisadores investigou dados da REABERTURA DAS ESCOLAS em 131 cidades do estado de SP entre outubro e dezembro de 2020. Concluiu q NÃO houve aumento de casos nas cidades, nem em regiões + pobres ou escolas com baixa infra.

A abertura das escolas NÃO alterou o índice de MOBILIDADE nas cidades. Ou seja, mesmo antes da reabertura das escolas, as pessoas estavam se movimentando pelas cidades e, muitas vezes, para locais sem protocolos. E a falta de uma diretriz nacional causa mais MAIS confusão…

Abrir escolas é importante pq:
– As crianças terão prejuízos por toda a vida. É na infância que o cérebro se desenvolve + rápido
– Elas regrediram no desenvolvimento social, psicológico, aprendizado e habilidades

E os mais afetados são os mais vulneráveis, o que nos leva a…

MAIOR DESIGUALDADE SOCIAL: mais de 60% das famílias de crianças na escola pública não têm acesso à internet ou têm baixa qualidade na conexão. Nas particulares, o problema atinge 17% A diferença no ambiente de aprendizagem dentro de casa chega a 20% entre famílias ricas e pobres…

E há CUSTOS OCULTOS… Em uma análise da UNICEF, de 141 países avaliados, em quase 100 deles foi identificada uma redução de pelo menos 10% de vacinação obrigatória das crianças devido às restrições de movimentação. Atendimentos ambulatoriais de crianças também apresentaram queda!

As escolas têm rígidos protocolos, como máscaras e distanciamento. Também são formados pequenos grupos para ser possível rastrear qnd houver caso positivo. Em São Paulo, é obrigatório que as escolas adicionem as informações de saúde no Sistema de monitoramento. Assim temos um lugar seguro!

Conclusões Down pointing backhand index
– Com protocolos, as escolas nao são ambientes superdisseminadores
– A transmissão escolar está relacionada a transmissão na comunidade onde a escola está inserida
– O impacto econômico e no aprendizado é muito grande
– Papel da comunidade escolar é DETERMINANTE

Todos os dias temos mais confirmações científicas que o ambiente escolar NÃO é um propagador de #COVID.

É preciso redefinir as prioridades para as escolas permanecerem abertas. Manter as escolas fechadas é ‘caro’ demais para a sociedade. Os jovens são os trabalhadores de amanhã!

Quando nenhum dia é dia de escola TODOS perdem. Temos que ter consciência que não estamos protegendo as crianças deixando-as em casa. Estamos, na verdade, tirando OPORTUNIDADES do futuro delas Infelizmente, só veremos o preço disso tudo lá na frente… mas esse custo vai chegar!

Nos Estados Unidos já estão planejando a reabertura das escolas com TODOS os alunos ainda em 2021.

Enquanto por aqui no Brasil, hoje, são mais de 18 estados sem aula presencial, recorde desde jul/20. Na maioria dos estados as escolas não são consideradas atividades essenciais. es’Pátria Educadora’ só no papel…