
Confira os projetos selecionados em nosso primeiro Edital de Emendas Parlamentares para a Educação.
Recebemos mais de 200 projetos e conseguimos contemplar 7 projetos de educação recebidos via edital e cerca de 90 escolas (R$1.915.000,00) via Programa PDDE.

Projetos selecionados
As emendas parlamentares são recursos previstos no orçamento do estado, são milhões de reais onde cada deputado usa critérios próprios para essas escolhas. O problema é que muitas vezes essa seleção ocorre por motivos eleitoreiros deixando de lado a questão técnica. Um deputado pode destinar recursos para um hospital sabendo que isso renderá votos em troca, garantindo assim sua reeleição.
Nós, do NOVO, acreditamos em um método de seleção e distribuição de forma justa e transparente. Para tornar o processo mais claro, optamos pela criação do edital das emendas da educação e outro edital da bancada do NOVO estadual para a área da saúde.







Escolas contempladas através do PDDE Paulista
O Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista – PDDE Paulista, tem por finalidade prestar assistência financeira suplementar às escolas públicas da educação básica da rede estadual paulista, por meio de repasses de recursos às unidades executoras representativas da comunidade escolar – Associações de Pais e Mestres (APMs).
PDDE Paulista
Como funcionou o processo?

Dúvidas comuns
O que são emendas pela educação?
Todo ano o Poder Executivo apresenta um plano orçamentário e o Poder Legislativo pode fazer uso de parte desse recurso para destinar a reas que precisem de apoio (saúde, segurança, etc). Tradicionalmente os deputados decidem usar esse dinheiro como uma espécie de “troca de favores" e “agradecimento" por votos. A gente acredita que essa não é a maneira mais honesta de gerir o dinheiro público, por isso decidimos fazer esse processo seletivo e destinar a verba à projetos que impactem a aprendizagem dos alunos e os índices educacionais do estado.